segunda-feira, janeiro 02, 2017

DVD: "Planeta Fantástico" (Le Planéte Sauvage, 1973)


Começando as atividades de 2017 no blog falando um pouco com vocês sobre aquele que foi um dos lançamentos mais importantes da Obras-Primas do Cinema no ano passado. "Planeta Fantástico" não somente é um clássico da animação que ganhou o Grand Prix em Cannes, nem mesmo apenas um clássico da ficção científica baseado na obra de Stefan Wul... o primeiro e mais famoso longa do diretor e animador René Laloux é simplesmente um grande filme de 72 minutos.

A experiência sem igual de se assistir a "Planeta Fantástico" fica ainda mais potente diante dos dias tristes que vivemos atualmente no Brasil e no mundo. Tempos em que a violência, a opressão e o conformismo nas suas mais diversas formas tomam conta da sociedade e das pessoas que a habitam. Do início ao fim, o filme é uma belíssima declaração contra tudo isso e se utiliza do surrealismo e psicodelia da animação de Laloux com as ilustrações de Roland Topor e a trilha de Alain Goraguer para gerar muitos dos incríveis momentos de cinema que jamais devem sair da mente daquele que tiver a oportunidade de assistir a esse filme. "Planeta Fantástico" é um trabalho que continua sendo único, atemporal e impressionante, mesmo passados mais de 40 anos do seu lançamento.

A Edição Especial de Colecionador lançada pela Obras-Primas contém o filme na recente restauração lançada em junho de 2016 pela Criterion e com quase duas horas de extras. São eles: Dois curtas-metragens do diretor René Laloux em parceria com o ilustrador Roland Topor: Os Caracóis - 1966 (11 min.) e Les Temps Mort - 1965 (9 min.); “Laloux sauvage”, um documentário sobre Laloux (26 min.); Episódio do programa de televisão francês “Italiques” sobre o trabalho de Topor (53min.); Entrevista com Topor de 1973 (3 min.), Trailer Original (2 min.).

Screenshots

Menus

 
 Filme
 
 Extras
"Os Caracóis" (1966)

"Les Temps Morts" (1965)

"Laloux Sauvage"

Episódio do programa de televisão, "Italiques"
Entrevista com Topor

A Edição Especial de Colecionador de "Planeta Fantástico" pode ser adquirida nas melhores lojas do mercado e também online através do site Colecione Clássicos.

Nenhum comentário: