quinta-feira, setembro 22, 2016

Os faroestes 'B' de A. C. Lyles

O seu amigo aqui estava pesquisando a respeito de faroestes americanos realizados nos anos 60 e se deparou com alguns filmes que compartilham a presença de atores cujos nomes me chamaram a atenção. Seus elencos possuem veteranos como Dana Andrews, Rory Calhoun, Lon Chaney, John Ireland, Barry Sullivan [que ainda deu uma escapadinha para trabalhar na Itália com o Mario Bava e Norma Bengell em "O Planeta dos Vampiros"], Howard Keel, Brian Donlevy, Jane Russell, Linda Darnell, Richard Arlen, Scott Brady, Pat O' Brien, Broderick Crawford, Tab Hunter e Virginia Mayo cujas carreiras tinham passado do auge (muito por causa de suas idades na época, infelizmente...) e atores que ainda ganhariam fama como Yvonne DeCarlo e DeForest Kelley. Notei ainda um nome familiar que sempre se repetia nos cartazes: o do lendário A. C. Lyles, produtor do maravilhoso "A Noite dos Coelhos", também estrelado justamente por Rory Calhoun e DeForest Kelley.

A. C. Lyles, Jane Russell e Howard Keel no set de "Dilema de um Bandido"

Aí eu cavo mais fundo e descubro que esses filmes são parte de uma série de 13 faroestes de baixo orçamento realizados pelo Lyles para a Paramount entre 1964 e 1968. Isso mesmo, 13 filmes em 4 anos. E todos a cores! Lyles se utilizou do processo Techniscope criado pela Technicolor Italia que usava um A/R de 2:33 que era enlargado para 2:39 na pós-produção e com isso, se gastava metade do filme que antes seria consumido por uma Panavision para rodar esses westerns. 

O Techniscope teve grande emprego nos filmes europeus de horror e 'spaghetti westerns' e Lyles certamente deve ter sido o produtor que mais o empregou nos EUA durante os anos 60. A maior parte desses 13 títulos foram dirigidas por R. G. Springsteen e Lesley Selander, diretores que já possuiam uma longa filmografia de westerns 'B' e seriados e que não passariam do cronograma e do orçamento.

A. C. Lyles faleceu em 2013 aos 95 anos e encerrou sua carreira como produtor sendo consultor na série "Deadwood" da HBO.

Seguem abaixo, os pôsters de divulgação da série de 13 westerns 'B' produzidos por A. C. Lyles para a Paramount. Eles chegam a limpar a nossa vista das artes sem qualquer inspiração e criatividade que infestam a Internet e as salas de cinema nos dias de hoje. Não assisti a nenhum desses filmes. E você? Chegou a conferir algum?

"O Juiz Enforcador" (1964)
"Diligência para o Inferno" (1964)




"A Vingança do Foragido" (1964)
"O Pistoleiro de Esporas Negras" (1965)
"O Domador de Cidades" (1965)
"A Rebelião dos Apaches" (1965)
 
 "Duelo no Oeste" - disponível em DVD como "Johnny Reno" - (1966)
"Dilema de um Bandido" (1966)
"Depois do Massacre" (1967)

 "Fort Utah" (1967)

"Gatilhos do Ódio" (1967)
"Pistoleiros do Arizona" (1968)
"O Perigo Caminha a Meu Lado" (1968)

Nenhum comentário: