sexta-feira, novembro 29, 2013

PROFISSÃO: LADRÃO (Thief, 1981) no Cineclube Dissenso




Na tarde deste próximo sábado 30 de novembro, a partir das 14h na Sala João Cardoso Ayres, o Cineclube Dissenso tem o prazer de exibir PROFISSÃO: LADRÃO (Thief, 1981), primeiro filme para cinema dirigido por Michael Mann (FOGO CONTRA FOGO, COLATERAL, INIMIGOS PÚBLICOS). Trata-se do segundo trabalho do realizador exibido no Dissenso. Nosso público pôde conferir A FORTALEZA INFERNAL (The Keep, 1983) em agosto de 2012.

Boa parte da força deste filme, também conhecido através do título RUAS DE VIOLÊNCIA, reside em um excelente James Caan como Frank, um ladrão de extremo profissionalismo e seguidor de um rígido código de honra, um sujeito de poucos amigos que não tem o que perder na vida. Mann também não perde tempo ao introduzir a rotina deste personagem ao espectador com muita eficiência logo nos créditos iniciais, apresentados durante uma cena de roubo onde os diálogos são quase inexistentes. Essa abertura joga o espectador no mundo em que essa personagem vive, um mundo em que pessoas reagem de maneiras difíceis de serem compreendidas por pessoas “comuns”, que tiveram boa criação e tem a sorte de contar com o apoio de uma família. Não é o caso de Frank que viveu a maior parte de sua vida atrás das grades, assim como Okla (Willie Nelson), o seu mentor.

Em uma bela cena, Frank vai à cadeia visitar esse homem que é o mais próximo que ele teve de um pai e diz a ele que conheceu uma garota. “Você se casará com ela?”, é a primeira pergunta que Okla o faz. Ele não perguntou se Frank a achou bonita, aonde a moça trabalhava, se ela era boa de cama, ele perguntou se o sujeito se casaria com ela porque a única maneira para homens como eles se encaixarem de alguma forma na sociedade é se casando e tendo filhos. Frank guarda na carteira uma colagem de fotos de revista que expressa o seu ideal de felicidade, sua procura por uma vida melhor, pacífica e com uma família depois de realizar um último golpe que o fará ter tudo isso.

Não é para menos que ele se envolve em um roubo organizado por Leo (Robert Prosky, em sua estréia no cinema aos 51 anos de idade) e, ao mesmo tempo, se dedica a conquistar o coração da garçonete Jessie (Tuesday Weld). Em outro momento marcante do filme, Caan entrega um monólogo de quase 10 minutos em que Frank se abre por completo para essa mulher. O famoso intérprete de Sonny Corleone já declarou que essa cena em particular seria o melhor momento de toda a sua carreira.

Michael Mann e James Caan nos bastidores de PROFISSÃO: LADRÃO
Além de Prosky, Dennis Farina, John Santucci, John Kapelos e William Petersen (o astro de VIVER E MORRER EM LOS ANGELES, dirigido por William Friedkin) também estreiaram no cinema através deste filme. Mann se utilizou da ajuda de ladrões da vida real para dar mais autenticidade às cenas de roubo e alguns deles interpretaram policiais, enquanto ex-policiais interpretaram bandidos. John Santucci – falecido em 2004 – interpreta Urizzi, um policial corrupto, mas ele também trabalhou como consultor técnico por ter sido ladrão de jóias no passado. Dennis Farina, falecido neste ano de 2013, foi ex-policial e interpretou um dos capangas de Leo.


Apesar de ser o seu primeiro longa para cinema, PROFISSÃO: LADRÃO é um filme onde Michael Mann atinge um equilíbrio entre estilo e substância jamais igualado em seus trabalhos posteriores. O longa já aponta diversas características e temas que seriam revisitados nos próximos filmes do diretor (sua obsessão com a autenticidade; a linha tênue entre policiais e criminosos; personagens que buscam redenção por seus pecados), sem falar do rico cuidado visual e sonoro que também se tornaria uma assinatura de Mann. A excelente trilha sonora foi composta pelo grupo Tangerine Dream, cujo trabalho também foi notado por quem acompanhou as nossas sessões de O COMBOIO DO MEDO e A FORTALEZA INFERNAL.

Curiosidade: DRIVE (2011), de Nicolas Winding Refn, é muito influenciado por esse longa de Michael Mann. Se você gostou deste filme, saiba que as suas chances de gostar de PROFISSÃO: LADRÃO acabam de se tornar maiores.

SERVIÇO
Cineclube Dissenso
Profissão: Ladrão (Estados Unidos, 1981), de Michael Mann
Sábado, 30 de novembro - 14h
Sala João Cardoso Ayres
Entrada Gratuita