sexta-feira, dezembro 06, 2013

Cineclube Dissenso: OS OLHOS DA CIDADE SÃO MEUS (Anguish, 1987)



OS OLHOS DA CIDADE SÃO MEUS (Anguish, 1987), de Bigas Luna, é o filme de encerramento das atividades do Cineclube Dissenso em 2013. O realizador catalão passou a ser reconhecido em 1978 com BILBAO, que foi selecionado para o Festival de Cannes do mesmo ano. Sempre atrevido e corajoso, Luna gostava de mexer e tirar um bom sarro com a identidade e o machismo do povo espanhol, de carregar os seus filmes de erotismo. Trata-se de uma marca autoral evidenciada em filmes como LOLA, AS IDADES DE LULU, JAMÓN, JAMÓN (que revelaria Javier Bardem e Penelope Cruz), OVOS DE OURO (também estrelado por Bardem) e A TETA E A LUA, seus maiores sucessos comerciais e de crítica.

Luna faleceu aos 67 anos neste ano de 2013, vítima de leucemia. OS OLHOS DA CIDADE SÃO MEUS é a sua única contribuição ao cinema de horror, mas ele não se contentou em fazer um filme que poderia apenas ser visto como parte de um gênero. A obra também se revela um intrigante trabalho com metalinguagem e uma homenagem ao cinema como experiência coletiva, prestando reverência a esse gênero que se faz presente desde os primórdios da sétima arte. O filme será exibido neste sábado, 07 de dezembro, da maneira como ele deve ser visto: no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, a partir das 14h. 

Não poderíamos encerrar nossas atividades de 2013 sem agradecer o apoio fundamental do departamento de cinema da Fundação Joaquim Nabuco e a você, nosso estimado público, pela sua presença e colaboração na divulgação das sessões e nos debates. Esse contagioso amor ao cinema se renova a cada uma de nossas sessões nestes últimos 5 anos de Cineclube Dissenso. Obrigado!

Fabio Ramalho
Osvaldo Neto
Rodrigo Almeida

SERVIÇO
Cineclube Dissenso
Os Olhos da Cidade São Meus (Espanha, 1987) , de Bigas Luna
Sábado, 07 de dezembro - 14h
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: