quinta-feira, outubro 31, 2013

FANTASMA de Don Coscarelli no Cineclube Dissenso!


Usando o Halloween e o Dia de Finados como mera desculpa para exibirmos mais um filme de terror, o Cineclube Dissenso apresenta FANTASMA (Phantasm, 1979), longa escrito e dirigido por Don Coscarelli. A produção é um marco do cinema de horror e de gênero independente americano e o Dissenso tem o prazer em exibi-la na tarde deste sábado dia 02 de novembro às 14h no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco. 

FANTASMA, assim como o maravilhoso A CASA DO ALÉM (The Beyond, 1981) do italiano Lucio Fulci, se assemelha e muito a um pesadelo filmado com uma narrativa que não preza muito pela lógica e realismo. O real interesse de Coscarelli é jogar seu espectador em uma montanha russa de horror cinematográfico. E para isso, ele conta a história de Mike (A. Michael Baldwin), um garoto que tem medo de perder a companhia de seu irmão Jody (Bill Thornbury) após o recente falecimento de seus pais. Mike faz de tudo para estar perto do irmão, até mesmo quando este acompanha seu amigo Reggie (Reggie Bannister) no funeral de um conhecido em comum que foi morto por uma misteriosa mulher no início do filme. O moleque acompanha tudo escondido, de binóculos, e termina vendo o agente funerário (um sinistro Angus Scrimm, em desempenho que o marcaria para sempre) guardar sozinho o caixão com o corpo do falecido dentro de seu carro. Com esse ponto de partida e a união do trio para investigar e combater o mal trazido pelo Homem Alto, o longa ficará cada vez mais excêntrico, bizarro e delirante até o seu inevitável fim. 

Feito com um orçamento estimado em 300 mil dólares, de acordo com o IMDB, o longa faturou mais de dez milhões de dólares de bilheteria apenas nos Estados Unidos com exibições em cinemas e drive-ins. Seu grande sucesso também foi responsável por 3 continuações (lançadas em 1988, 1994 e 1998) escritas e dirigidas pelo próprio Coscarelli. O diretor também realizou O PRÍNCIPE GUERREIRO (The Beastmaster, 1982), filme de fantasia que teve constantes reprises no Cinema em Casa durante os anos 90, o excelente BUBBA HO-TEP (2002) onde Elvis Presley (Bruce Campbell, o eterno Ash da franquia EVIL DEAD) se junta a um JFK negro (Ossie Davis) para combater uma múmia que tem sugado as almas de idosos em um asilo e o recente JOHN MORRE NO FINAL (John Dies at the End, 2012). 

SERVIÇO
Cineclube Dissenso
Fantasma (Estados Unidos, 1979), de Don Coscarelli
Sábado, 02 de novembro - 14h
Cinema da Fundação Joaquim Nabuco
Entrada Gratuita

Nenhum comentário: