domingo, julho 07, 2013

1o. RECIFE EXPLOITATION - O RETORNO

É com alegria que venho informar que a programação do 1o. RECIFE EXPLOITATION estará de volta na Sala João Cardoso Ayres da Fundação Joaquim Nabuco ainda neste mês de Julho. Conseguimos fazer a exibição de O VENTRE NEGRO DA TARÂNTULA e do Filme Surpresa (o surpreendente O PASTELEIRO, episódio de David Cardoso para o filme AQUI, TARADOS!) na quarta-feira 19 de Junho, mas as exibições dos dias 20 e 21 terminaram sendo canceladas por conta das manifestações ocorridas nestes dias, que comprometeram e muito o trânsito da Av. Agamenon Magalhães, principal via de acesso para o local do evento.


Algo de bom surgiu depois do lamentável interrompimento da mostra. O realizador catarinense Petter Baiestorf nos deu a benção para ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES ser o nosso filme de encerramento. A estréia de ZOMBIO 2 se deu no último FANTASPOA - Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre, ocorrido em Maio deste ano. Nós também exibiremos um novo Filme Surpresa ao final da sessão do obrigatório BANQUETE DE SANGUE, de Herschell Gordon Lewis.

A entrada para o evento continua sendo gratuita, mediante a lotação da Sala João Cardoso Ayres (50 lugares, localizada no mesmo andar do Cinema da Fundação). Segue abaixo a programação do evento com comentários de minha pessoa sobre os filmes a serem exibidos.

SEGUNDA-FEIRA - 22 de Julho

19h - HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO (1968)




Pérola do horror mexicano que ainda continua um tanto desconhecida no Brasil entre os admiradores do gênero, assim como o seu realizador Carlos Enrique Taboada, HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO não investe em bizarrices, 'luchadores' e monstros de borracha, mas sim na construção de uma sombria atmosfera gótica que não fica a dever aos melhores filmes do italiano Mario Bava e as obras primas de Terence Fisher para a Hammer, produtora britânica que revitalizou o cinema de horror nos anos 60. HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO tem o seu foco em um grupo de garotas que investigam estranhos acontecimentos ocorridos no colégio interno do qual elas são estudantes. Refilmagens desnecessárias não são exclusividade de Hollywood e esse filme também ganhou uma delas realizada no seu próprio país de origem em 2008, 40 anos depois do lançamento do longa original.

DVD, legendado em português, 88 minutos.

TERÇA-FEIRA - 23 de Julho

19h - BANQUETE DE SANGUE (1963) + FILME SURPRESA

Existe uma infrutífera disputa entre os admiradores do norte-americano Herschell Gordon Lewis e do nosso José Mojica Marins a respeito de qual dos dois seria o maior pioneiro no uso da violência explícita no cinema. Ambos tem a sua fundamental importância e ambos tem uma proposta que se mostra radicalmente contrária a do outro. Enquanto Mojica utiliza-se dela para causar um desconforto psicológico no espectador, Lewis utiliza-se dela para causar um desconforto gerado pelo excesso e pelo assumido mau gosto. E foi com BANQUETE DE SANGUE que Lewis e o produtor David F. Friedman escreveram seus nomes na história do Exploitation ao criar o primeiro filme 'Gore' da história, repleto de inépcia, imaginação, diálogos hilariantes, péssimas atuações e muita, mas muita cara de pau. Resumindo: um dos filmes mais obrigatórios da mostra.

DVD, legendado em português, 67 minutos.

QUARTA-FEIRA - 24 de Julho

19h - ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES (2013)

Como se já não fosse o bastante chutar o pau da barraca com a exibição de BANQUETE DE SANGUE e O PASTELEIRO, a Mostra Recife Exploitation tem a satisfação de exibir ZOMBIO 2: CHIMARRÃO ZOMBIES. Trata-se do mais novo atentado contra o bom gosto do catarinense Petter Baiestorf e sua Canibal Filmes.

Na ativa como videomaker desde 1992, Petter é o (ir)responsável por obras como O MONSTRO LEGUME DO ESPAÇO (1995), BLERGH!!!! (1996), ARROMBADA: VOU MIJAR NA PORRA DO SEU TÚMULO (2007) e muitos outros títulos produzidos com baixo ou zero orçamento. Desta vez, o realizador contou com a ajuda física e financeira de muitos amigos e fãs ao redor do país para realizar a continuação de ZOMBIO, produzido e lançado em VHS no ano de 1999 e um de seus filmes mais conhecidos internacionalmente. Preparem-se para um verdadeiro festival de sanguinolência, gargalhadas, nudez, putaria e muitas mortes cometidas por zumbis nojentos e podrões no melhor estilo "Spaghetti Zombies". ;-)

DVD, áudio original, 83 minutos.

Obrigado de coração a todos os que assistiram as sessões de Junho e a todos aqueles que divulgaram e promoveram o evento. Estou contando novamente com vocês para divulgá-lo e estarem presentes conosco mais uma vez. Valeu!!

Nenhum comentário: