sábado, junho 15, 2013

1o. Recife Exploitation + Lançamento do livro "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation"





Quem me conhece sabe que não sou um cara orgulhoso, que gosta de ficar contando vantagem e de se achar o fodão. Mas é impossível não se sentir um pouco assim quando textos de sua autoria fazem parte um projeto belíssimo como o "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation", editado pela Editora Estronho, de Belo Horizonte/MG. Foi com prazer que aceitei o convite feito pelo amigo César Almeida no ano passado, que conseguiu juntar um elenco de responsa para escrever sobre nada mais nada menos que 135 longas metragens de fundamental importância para a história do cinema Exploitation. César já tinha lançado o primeiro "Cemitério Perdido dos Filmes B" em 2009 com textos de sua autoria sobre 120 filmes (!!!!) de gênero, debruçando-se principalmente nos anos 60 e 70, as décadas de ouro para esse cinema. E mesmo se o nobre César tivesse me dito que meus textos estavam abaixo de suas expectativas (não foi o caso, yeah!) e que não daria para me ter neste livro, eu ainda continuaria a recomendá-lo pelo excelente trabalho dos outros autores - o próprio César, Ana Júlia Galvan, Carlos Thomaz Albornoz, Cristian Verardi, Ismael Schonhorst, Laura Cánepa, Leandro Caraça, Leopoldo Tauffenbach, Marco A. S. Freitas, Otávio Pereira e Ronald Perrone - e a lindeza que é o resultado final, cuja concepção visual foi muitíssimo bem cuidada por Marcelo Amado.

Dá gosto em ter um livro como esse na sua coleção. Dá gosto em ter um livro tão especial sobre um tipo de cinema que não consegue o merecido espaço na mídia brasileira. Mas tudo indica que as coisas devem mudar após a chegada do nosso "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation" nas prateleiras de gente que já admira essas produções e de outras pessoas que estão dando os seus primeiros passos rumo a um aprofundamento no surpreendente universo do Exploitation e todas as suas vertentes. Que venham os próximos volumes! Esse é apenas o segundo!

Vamos continuar falando de coisas boas: eventos de lançamento estão sendo realizados por todo o país graças ao esforço de seus autores e editores. O primeiro deles se deu em Porto Alegre/RS no último 18 de maio durante o Fantaspoa - Festival de Cinema Fantástico de Porto Alegre. Já o segundo se dará aqui em Recife na Sala João Cardoso Ayres com o apoio do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco) entre 17 e 21 de junho e o terceiro se estenderá pelo mês inteiro de Julho na Biblioteca de Literatura Fantástica Viriato Corrêa em São Paulo/SP.


A programação especial da 1a. Mostra Recife Exploitation celebrará o lançamento do "Cemitério" com a exibição de seis filmes comentados no livro sempre a partir das 19h. Fiz questão de enfatizar o caráter internacional destas produções: foram escolhidos 2 longas americanos (SUPER FLY e BANQUETE DE SANGUE), 1 mexicano (HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO), 1 japonês (THE STREET FIGHTER), 1 italiano (O VENTE NEGRO DA TARÂNTULA e 1 brasileiro (que será o nosso 'Filme Surpresa', vocês não perdem por esperar!!). A entrada é franca (mediante lotação da sala – 50 lugares). Seguem abaixo a programação e comentários de minha pessoa sobre os filmes a serem exibidos:


SEGUNDA-FEIRA - 17 de Junho

19h LANÇAMENTO DO LIVRO "Cemitério Perdido dos Filmes B: Exploitation"

19h30 SUPER FLY (1972)



Um dos mais influentes e admirados títulos do cinema Blacksploitation americano, realizado na esteira do sucesso de SHAFT (1971) de Gordon Parks, pelo filho deste, Gordon Parks Jr., em sua estréia como diretor. Mas enquanto Shaft era um policial, o protagonista de SUPERFLY é um carismático criminoso. Interpretado por um inspiradíssimo Ron O'Neal (ator que ficou eternamente marcado pelo personagem), Priest é um traficante de drogas que sente que a sua boa vida está chegando ao fim. Se Priest continuar no ramo, ele terminará morto ou preso. Portanto ele bola um plano para ganhar muito dinheiro em pouco tempo e se aposentar. O porém é que deixar a vida das ruas não será tão fácil quanto Priest imagina.

DVD, legendado em português, 93 minutos.


TERÇA-FEIRA - 18 de Junho

19h THE STREET FIGHTER (1974)




Poucos personagens são tão cascas grossas quanto Terry Tsurugi. E poucos atores convenceram tanto em um desses papéis quanto Sonny Chiba. Terry é um perigoso mercenário expert em artes marciais que tem o prazer de espancar gente no café da manhã. E por mais que o seu ator mande ver nas caretas, o espectador segurará o riso quando notar que o sujeito não é muito fã de brincadeiras. A trama - que envolve o sequestro da filha de um falecido milionário - não passa de uma desculpa esfarrapada para Tsurugi passar o filme inteiro descendo a mão nos imbecis que tiveram a péssima idéia de ferrar com ele. Um dos longas favoritos de Quentin Tarantino que homenageou o filme e seu intérprete de Terry Tsurugi não uma, mas duas vezes: a primeira em seu roteiro para AMOR À QUEIMA ROUPA de Tony Scott onde vemos o protagonista assistir a esse longa numa cinema de quinta categoria e a segunda quando escalou Chiba para fazer uma honrosa participação especial em KILL BILL. O esmagador sucesso mundial de THE STREET FIGHTER gerou duas continuações e uma série 'spin-off' SISTER STREET FIGHTER que conta com quatro (!!!!) filmes.


DVD, legendado em português, 91 minutos.

QUARTA-FEIRA - 19 de Junho 

19h O VENTE NEGRO DA TARÂNTULA (1971)
 

Essa produção de Marcello Danon não desapontará os fãs de um bom Giallo. O VENTRE NEGRO DA TARÂNTULA tem absolutamente tudo que se pede de um bem sucedido exemplar do subgênero: um sádico assassino que sempre aparece vestido com chapéu, sobretudo e luvas amarelas cuja identidade apenas será revelada no final; MUITA nudez feminina; uma inspirada trilha sonora e uma fotografia que tem a obrigação de ser excelente para contar a história de um protagonista obcecado que se envolverá em um caso que é bem mais complexo do que aparenta ser. Giancarlo Giannini interpreta o inseguro policial que investiga os cruéis assassinatos de um psicopata que utiliza-se da acupuntura para fazer com que suas vítimas - todas mulheres, sem exceção, conforme a cartilha do estilo - continuem vivas no momento em que ele rasga as suas barrigas com uma faca. Destaque para a presença de não uma, nem duas, mas três 'Bond Girls' que embelezarão a já rica experiência visual de se assistir ao longa: Claudine Auger, Barbara Bach e Barbara Bouchet. É essa última que protagoniza a inesquecível sequência de abertura, onde vemos o seu corpo nu sendo massageado ao som de um marcante tema composto pelo genial Ennio Morricone. São menos de 5 minutos que contém mais erotismo do que filmes inteiros dedicados ao gênero.

DVD, legendado em português, 97 minutos.

QUINTA-FEIRA - 20 de Junho

19h HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO (1968)


Pérola do horror mexicano que ainda continua um tanto desconhecida no Brasil entre os admiradores do gênero, assim como o seu realizador Carlos Enrique Taboada, HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO não investe em bizarrices, 'luchadores' e monstros de borracha, mas sim na construção de uma sombria atmosfera gótica que não fica a dever aos melhores filmes do italiano Mario Bava e as obras primas de Terence Fisher para a Hammer, produtora britânica que revitalizou o cinema de horror nos anos 60. HASTA EL VIENTO TIENE MIEDO tem o seu foco em um grupo de garotas que investigam estranhos acontecimentos ocorridos no colégio interno do qual elas são estudantes. Refilmagens desnecessárias não são exclusividade de Hollywood e esse filme também ganhou uma delas realizada no seu próprio país de origem em 2008, 40 anos depois do lançamento do longa original.

DVD, legendado em português, 88 minutos.

SEXTA-FEIRA - 21 de Junho

19h BANQUETE DE SANGUE + (Filme surpresa)



Existe uma infrutífera disputa entre os admiradores do norte-americano Herschell Gordon Lewis e do nosso José Mojica Marins a respeito de qual dos dois seria o maior pioneiro no uso da violência explícita no cinema. Ambos tem a sua fundamental importância e ambos tem uma proposta que se mostra radicalmente contrária a do outro. Enquanto Mojica utiliza-se dela para causar um desconforto psicológico no espectador, Lewis utiliza-se dela para causar um desconforto gerado pelo excesso e pelo assumido mau gosto. E foi com BANQUETE DE SANGUE que Lewis e o produtor David F. Friedman escreveram seus nomes na história do Exploitation ao criar o primeiro filme 'Gore' da história, repleto de inépcia, imaginação, diálogos hilariantes, péssimas atuações e muita, mas muita cara de pau. Resumindo: um dos filmes mais obrigatórios de toda a mostra.

DVD, legendado em português, 67 minutos.

Nos veremos por lá!

Um comentário:

Ronilson Araújo disse...

Parabéns, Osvaldo
Fiquei muito feliz em saber do lançamento de seu livro que, por sinal, ficou Explosensacional.

O Cemitério Perdido dos Filmes B apresenta, num trabalho de garimpo inédito, os grandes filmes Exploitations, sob a análise de vários especialistas no tema. Obra obrigatória para os cinéfilos, admiradores da sétima arte, interessados no tema e curiosos de plantão. Livro imperdível.

A mostra de filmes selecionadíssimos servem como um complemento necessário ao lançamento do livro. Excelente ideia. Sucesso a todos.
Um grande abraço cinéfilo.
Ronilson Araújo
ronilson.araujo@gmail.com