terça-feira, agosto 07, 2012

6 anos de blog: quem diria?

Complicado não se emocionar durante a escrita destas poucas palavras sobre o acontecimento, mas foda-se, se eu derramar algumas lágrimas, elas serão por belos motivos e lembranças que toda essa experiência compartilhada com cada um de vocês me trouxe. Fico impressionado com o quanto eu mudei nesses últimos 6 anos, não apenas como cinéfilo, claro... mas como pessoa também. Para melhor? Não sei. Tomara que sim.

A primeira postagem do Vá e Veja data de 17 de julho de 2006. Só fui me tocar que completamos 6 anos na última sexta-feira. Não foi a primeira vez que isso aconteceu.. e nem será a última. Logo depois que fiquei livre de maiores obrigações, fiz o possível para ter um dos melhores finais de semana do ano. Consegui. Não chegou a barrar um que eu tive em maio, mas chegou perto.

Nos últimos dois anos, fui surpreendido com o quanto ele passou a ser acessado internacionalmente, com acessos dos Estados Unidos e países da Europa superando os brasileiros em alguns dias. A indicação ao prêmio de Super Fan no B Movie Celebration de 2011 também ajudou nesse reconhecimento. Isso me fez cogitar a possibilidade de abrir um blog-irmão e postar conteúdo em inglês nele, algo que não consegui fazer por pura falta de tempo.

Engraçado como a minha vida durante todo esse período pareça ter sido uma sucessão interminável de bons e maus momentos e juntamente com ela, o blog também passou por isso. Foram meses sem postar algo neste espaço, situação mudada desde o meu tímido retorno a partir de fevereiro deste ano. É claro que a idéia de fechar o blog já tinha passado pela minha cabeça, todo e qualquer blogueiro já passou por momentos de desânimo, situação agravada pelo avanço das redes sociais. Não estou reclamando, é bom demais continuar a falar de cinema por outros meios, estabelecer contatos que também ajudaram e muito o progresso do Vá e Veja e o meu conhecimento. Mas a verdade é que as caixinhas de comentários de todos os blogs de cinema brasileiros que antes foram ótimos centros de discussão - especialmente nos blogs de Carlão Reichenbach, Ailton Monteiro e Heráclito Maia - e elas, muitas vezes, eram o combustível que acendiam a chama deste pessoal para escrever cada vez mais e mais. Então... se você quer me dar um presente pelos 6 anos do Vá e Veja, eu só quero uma coisa de sua pessoa: que você, de hoje em diante, seja uma voz mais ativa na blogosfera. Comente no Facebook e no Twitter, mas também não deixe de comentar na caixa de comentários. Vocês não tem idéia do quanto é gratificante receber o seu retorno. Já que fazemos esse trabalho por amor e prazer acima de tudo, sem cobrar 1 mísero real por mês como uma assinatura, comente em nossas caixinhas de comentários. Nem que seja para falar mal, que tal filme que eu e outros colegas estão defendendo é uma porcaria. Desde que você deixe os seus argumentos, claro.

Enfim, o Vá e Veja me trouxe inúmeras alegrias. E devo muitas delas a você, que é a maior razão pela qual eu continuo aqui. Tenho como meta dedicar, pelo menos, 1h30mins diárias para o blog... ainda que eu não poste algo no mesmo dia, mas que esse tempo seja utilizado para um trabalho relacionado com o espaço. Ele merece. São muitos os nomes que eu teria a agradecer, mas se algo daqui já te fez sorrir e olhar para o cinema de gênero com menos preconceito, se algum filme que destaquei chamou a sua atenção e mais importante... se passamos a ser amigos graças a esse pequeno espaço, saiba que você tem um lugar no meu coração. Espero ter, de alguma maneira, feito parte de sua existência. É isso que deixaremos quando partirmos desta vida, as boas memórias e os relacionamentos que construímos.

Fico por aqui. Muito obrigado.

13 comentários:

Ailton Monteiro disse...

Que eu inaugure o espaço deste post, então, grande Osvaldo! Concordo totalmente com você. Não é choradeira: quem tem blog, quer recebere comentários nas suas caixinhas, que já renderam tantas e boas discussões no passado. Obrigado pela citação (sempre uma honra) e vida longa ao Vá e Veja!!!

Osvaldo Neto disse...

Nossa... foi impossível não lembrar dos "velhos tempos". Trocamos muitas idéias bacanas no seu blog, Ailton. Grande abraço, obrigado. :)

Caio disse...

É engraçada a vida de blogs. O começo sempre é tão difícil mas, conforme o tempo passa e a vontade/persistência do blogueiro continua, os frutos rendem naturalmente. Nos conhecemos faz pouco tempo, relativamente (uns... 2 anos?), mas eu fico muito feliz que você continue por aqui, defendendo ou axincalhando as tranqueiras que só um maluco como você consegue ver. E que venham mais 6, 12, seja lá quantos anos forem necessários, meu amigo, porque as pessoas merecem (e muito) seus textos, sua alegria e bom humor. E que continuemos, como um todo, honrando o título de Killer Elite. Um grande abraço, meu irmão =)

Nightmare on Shunna's Club disse...

Parabéns pelo ótimo blog , Osvaldim!

https://lh3.googleusercontent.com/-SjKNWMyDynI/UCH4VJKx8AI/AAAAAAABFS0/XlRFZk4D5-Q/s800/6thBirthdayIrononTransfers.jpg

Calil Neto disse...

Parabéns caríssimo Osvaldo... Que venham muito mais anos de existência e sucesso do "Vá e Veja" !!!! Forte abraço.

Gabriel Carneiro disse...

Meus parabéns, caríssimo!
É preciso muita força de vontade mesmo para manter um blog, eu não aguentei o tranco e abandonei a blogosfera em 2007. Mas há uma diferença: teu blog é referencial, não pode acabar, simples assim - então siga em frente! abs.

Murilo disse...

Parabéns, Osvaldo! Eu praticamente dedico minha cinefilia aos textos dos blogs, críticas, enfim... se não fosse por essas indicações, pelas discussões, pelas faíscas que surgem, talvez não teria um décimo da bagagem - já nem tão grande - de filmes que tenho hoje. O título do seu blog já evoca umas das grandes obras-primas que tive o prazer de descobrir...enfim, vida longa e muito sucesso!

Ronald Perrone disse...

Realmente, nada melhor que iniciar uma discussão numa caixinha de comentários de blog... é a alegria máxima de um blogueiro! ;-) Bons tempos...

Mas, aqui vai os meus parabéns para o Vá e Veja, um dos melhores blogs de cinema que existe e que sempre me influênciou! Grande abraço, meu velho amigo, Osvaldo!

Marcelo V. disse...

Parabéns, Osvaldo. O meu completou dez anos em abril, realmente é inacreditável... E os comentários são mesmo o combustível dos blogs... Abraços!

Luiz Alexandre disse...

Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, comento aqui e digo: meus parabéns, nobre amigo, tudo de bom pra você. Que venham mais 6 (ou 60) anos de Vá e Veja que a blogosfera precisa. Abraço!

Osvaldo Neto disse...

Sem palavras por receber tamanha demonstração de carinho. É sério, melhor injeção de ânimo eu não poderia ter recebido de todos vocês. Obrigado. Obrigado mesmo!

Douglas disse...

Osvaldo,

Nos conhecemos há muitos anos e sempre acompanho o seu blog, embora não tenha muito tempo para comentar, leio todos os posts via RSS.

Só tenho que te parabenizar pelo magnífico trabalho e por toda a dedicação que você sempre teve por este espaço e sua paixão pelo cinema.

Abraços do amigo Douglas

Osvaldo Neto disse...

Obrigado pelas palavras, Douglas. Grande abraço para ti e Heloísa, quero muito rever vocês dois. Tivemos momentos bem agradáveis naquela rápida passagem em São Paulo.