quarta-feira, outubro 26, 2011

A METADE NEGRA (The Dark Half, 1993, EUA)


A METADE NEGRA é um filme obrigatório aos interessados pela filmografia de George A. Romero, que não se resume a um punhado de excelentes filmes de zumbis. Trata-se de um mergulho na mente de um dos únicos autores que continuam imprimindo a sua marca dentro do cinema de terror.

O longa é conduzido com habilidade por Romero e tem apoio no excelente desempenho do subestimado Timothy Hutton em desafiador papel duplo. Hutton interpreta Thad Beaumont, um escritor com problemas de alcoolismo no passado, mas que hoje só tem olhos para a esposa (Amy Madigan) e seus dois filhos gêmeos, ainda bebês. Thad leva uma vida dupla como autor: ele assina suas novelas mais "sérias" usando o próprio nome, que são reconhecidos apenas pela crítica e intelectuais, mas os livros que garantem um melhor padrão de vida para a sua família são as violentas histórias sobre um assassino chamado Alexis Machine, assinadas com o pseudônimo George Stark. Tudo está tranquilo até o dia em que um verme chamado Fred Clawson (Robert Joy, que trabalharia com Romero em TERRA DOS MORTOS) aparece na universidade onde Beaumont ensina para chantageá-lo, pois ele teve acesso à informação de que o então autor intelectual também é responsável pela literatura popularesca assinada por Stark. Para não ceder às pressões do chantagista, o escritor decide "enterrar" Stark, revelando ao público que também é o autor dos livros de Alexis Machine. A partir deste momento, pessoas relacionadas com a carreira de Beaumont começam a ser assassinadas e para o desespero dele e de sua família, ele é o principal suspeito dos crimes pelo xerife Alan Pangborn (Michael Rooker), pois as suas digitais sempre são encontradas nas cenas dos crimes. Tudo passa a indicar que George Stark, a Metade Negra de Beaumont, ganhou vida. Uma adorável Julie Harris e Royal Dano em seu último filme completam o elenco em pequenos papéis.


Embora baseado no livro de Stephen King, A METADE NEGRA não deixa de ser um dos trabalhos mais pessoais de Romero. É fácil perceber o quanto Romero se identificou com o material, onde King faz referências ao período em que assinou seus romances como Richard Bachman, entre eles A MALDIÇÃO DO CIGANO. Basta notarmos as semelhanças entre o cineasta e Thad Beaumont, que seria o Romero de MARTIN, O EXÉRCITO DO EXTERMÍNIO e CAVALEIROS DE AÇO, mais apreciado pela crítica e seus fãs, enquanto que Stark é o Romero favorito do público e fãs de horror em geral, o dos zumbis com a Trilogia dos Mortos, TERRA, DIÁRIO e ILHA DOS MORTOS. Pena que A METADE NEGRA perca boa parte de seu fôlego rumo ao final, inclusive tomando rumos previsíveis, o que não o impede de continuar sendo mais que um simples filme do gênero.

Entre A METADE NEGRA e BRUISER, tivemos um hiato de sete anos sem filmes de Romero. Foi necessário que ele fizesse outro (grande!) filme de zumbi cinco anos depois para voltar a ser mais ativo, mesmo que isso signifique ele se repetir e não fazer algo realmente diferente nos últimos anos. O seu próximo trabalho inclusive é outro longa com zumbis anunciado recentemente, além de uma refilmagem de PRELÚDIO PARA MATAR, clássico de Dario Argento, com quem foi parceiro em DESPERTAR DOS MORTOS e DOIS OLHOS SATÂNICOS. Ao que tudo indica, a "Metade Negra" de Romero está tomando conta de sua cabeça.

quinta-feira, outubro 20, 2011

The Asylum, sempre cheia de novidades


Imagens dos bastidores de GRIMM'S SNOW WHITE também foram divulgadas no site da produtora. Enquanto alguns leitores sentiram calafrios na espinha só por imaginar como seria uma versão The Asylum para a clássica estória dos Irmãos Grimm, eu confesso que estou bem curioso para ver o resultado final. A direção é de Rachel Goldenberg, de SHERLOCK HOLMES, um dos melhores 'mockbusters' da produtora e o script vem da roteirista Naomi Selfman, de várias produções da casa, como MEGA SHARK VS. CROCOSAURUS e EVIL EYES, com Adam Baldwin e Udo Kier. Por conta dessas boas colaborações anteriores, fico mais animado pela reunião das duas num mesmo projeto, que já teve as suas filmagens encerradas em Vienna. Lançamento em DVD e VOD marcado para 13/03/12.

Bastidores de GRIMM'S SNOW WHITE

Foi lançado o trailer de 11/11/11 na última segunda-feira. Dirigido por Keith Allan e estrelado por Jon Briddell e Hayden Byerly, o filme lida com uma família que descobre que o seu filho é a porta de entrada para o Apocalipse. O caos tomará conta do mundo no dia de seu aniversário, 11/11/11. Pelo trailer, o processo de criação do roteiro foi jogar A PROFECIA e O EXORCISTA no liquidificador. Lançamento em DVD e Blu-Ray marcado para o dia 01/11, data propícia para pegar os desavisados que irão confundir com um outro filminho aí do diretor de uns JOGOS MORTAIS que entrará em cartaz nos cinemas.



A The Asylum quer saber de sua opinião. Você se interessaria em fazer parte de uma comunidade com conteúdo exclusivo? Participe da enquete e também corra o sério risco de faturar 1 DVD de A HAUNTING IN SALEM ou 3 MUSKETEERS como agradecimento.

The Asylum's Inmates-Only Area





Tive o prazer de "vazar" um teste de efeitos para 2-HEADED SHARK ATTACK na Internet, que consegui de uma fonte de uma fonte do alto escalão da produtora. Trata-se do novo filme de Christopher Douglas-Olen Ray (ALMIGHTY THOR, MEGA SHARK VS CROCOSAURUS) com roteiro de H. Perry Horton (A HAUNTING IN SALEM) e estrelado por Carmen Electra. Trata-se de um teste, não são efeitos finais, mas é algo que já nos dá uma idéia da insanidade que pode ser esse filme.



Stay tuned for more! ;)