segunda-feira, janeiro 31, 2011

sexta-feira, janeiro 28, 2011

ALIENS VS. AVATARS!

Do mesmo diretor de THE AMAZING BULK!




Para dar água na boca, uma cena de THE AMAZING BULK.
O filme já se encontra
finalizado e procurando distribuição.

terça-feira, janeiro 25, 2011

Entrevista com Chris Ridenhour (2010: Moby Dick, Mega Piranha)


A música é parte de qualquer experiência positiva com um filme. E muitas vezes, o crédito dado a ela é pouco ou simplesmente esquecido, principalmente em filmes B que mantém o nosso foco nas cenas de ação, monstros e nudez gratuita. Foi pensando melhor nisso que veio o reconhecimento de que uma boa parcela de minha curtição com os filmes da The Asylum também vinha da música, das trilhas compostas por um sujeito chamado Chris Ridenhour. Entrei em contato com ele pela primeira vez em meados do ano passado, quando assisti 6 GUNS e dizer que o cara foi gente fina comigo é fazer pouco dele. Na primeira semana de 2011, fizemos essa entrevista que o leitor confere a seguir:

VeV - Como você se apaixonou pela música e notou que ela seria parte de sua vida?

A série original de "Jornada nas Estrelas". Aquela música era tão exagerada e divertida, teve um enorme impacto em mim quando garoto e dialoga comigo até hoje. Depois, claro, "Guerra nas Estrelas" e praticamente tudo que John Williams fez no período. A seguir, entrei de cabeça nas trilhas inspiradas por música clássica como "Amadeus". Daí tive uma enorme fase rock/metal. E agora estou viajando demais com Joy Division. Adoro passar por fases musicais, é assim que você aprende.

VeV - Você já pensava em compor trilhas sonoras quando era mais jovem?

A primeira vez foi quando ouvi a trilha de Danny Elfman para "Os Fantasmas se Divertem" no cinema. A música se revelou tão divertida e inventiva, que eu ficava tipo "quem é esse Danny Elfman?". Foi uma verdadeira revelação - ele me fisgou por completo com aquela incrível abertura. Tenho certeza que muitas pessoas tiveram a mesma experiência com seus filmes naquela época. Quando descobri que Danny era apenas um cara autodidata que estava numa banda, a possibilidade de fazer uma carreira nesse ramo tornou-se mais realística para mim. Eu pensei: "Posso fazer isso!"


VeV - Quais as suas maiores influências e trilhas sonoras favoritas?

"Edward Mãos de Tesoura", "O Poderoso Chefão" e "O Império Contra-Ataca" estariam entre as primeiras posições. Mais recentemente, tenho apreciado a força e poderosa simplicidade de compositores como Clint Mansell e Carter Burwell. Também sou um grande fã de Nick Cave. Esses três caras estão no topo para mim atualmente.

VeV - Você sempre foi interessado em cinema? Filmes B também?

Sim, especialmente os japoneses - qualquer um com criaturas destruindo coisas. Qualquer um dos filmes do Godzilla. Muitas vezes aproveito melhor o tempo assistindo algo feito com orçamento baixíssimo e pessoas se divertindo ao invés de pagar 60 dólares para levar minha família e assistir um blockbuster pretensioso feito por zilhões de dólares que se propõe a manipular nossas emoções e no fim, vender algo com comerciais. Pois sim, sou um fã dos oprimidos, sempre fui.


05 - Como é trabalhar com os amigos da The Asylum? Eles lançam um filme todo mês, então você deve compor de 10 a 12 trilhas por ano.

Trabalhar com a The Asylum tem sido uma maravilhosa experiência. Eles são como uma família para mim e me deram incríveis oportunidades que apenas sonhei quando estava começando a carreira. Sim, como a maioria dos trabalhos no ramo, as horas são longas, mas eu realmente melhoro com a pressão. Acredito que faço o meu melhor trabalhando assim porque me força a alcançar níveis que musicalmente não pensava ser capaz.


VeV - Você está excitado por milhões de pessoas assistirem a sua ponta em "Mega Shark vs Crocosaurus"? E você também morre? (risos)

Sim, é demais! Fiquei em êxtase porque minha mãe e meu filho adoraram ela! Infelizmente eu não fui morto, mas sempre guardo esperanças para um futuro projeto! Minha amiga Ashley, que trabalha na Asylum, foi eleita recentemente como a melhor morte do canal SyFy por Mega Piranha!


VeV - Sua filha Kathrine ganhou um papel no primeiro filme infantil da The Asylum, "Princess and the Pony". Como está o coração do papai?

Foi muito bom tê-la como parte do filme. Sempre quis compor para um filme infantil, então eu dei tudo o que tinha, 110%! Foi demais trabalhar com Rachel Goldenberg, a diretora, que sugeriu Kathrine para participar do filme então sou muito grato por isso. Rachel tem um estilo muito excitante e identificável de fazer cinema. Acredito que ela tem uma grande carreira pela frente.

VeV - Você ainda se envolve em projetos alternativos? Os fãs conhecem Ravenswood das canções em "Merlin and the War of the Dragons" e "DragonQuest", o grupo continua ativo?

Sim, Ravenswood continua ativo, mas é bem mais um projeto de composição de canções já que Sanya e nem eu tivemos como juntar uma banda completa. Nós temos uma mágica conexão criativa, nos identificamos musicalmente - é muito fácil compor canções com ela porque tudo que Sanya canta soa tão inspirado para mim. Temos um clipe sensacional em produção, espero que ele seja finalizado este ano. Será algo épico.



VeV - De suas próprias trilhas, quais são as favoritas?

Eu diria "Merlin e A Guerra dos Dragões". Aquela foi a primeira trilha onde senti que realmente pus o meu coração. Me identifiquei muito com os personagens e penso que o diretor Mark Atkins fez um trabalho incrível. Mais recentemente, diria "Moby Dick". Assim como "Merlin", me senti emocionalmente conectado com os personagens e isso fez o trabalho ser um deleite. Eu realmente cresço nesses momentos.


VeV - O que vem a seguir para Chris Ridenhour? Fale sobre seus futuros projetos.

Agora mesmo estou finalizando "Mega Python Vs. Gatoroid". Foi uma oportunidade maravilhosa trabalhar com a diretora Mary Lambert. Ela dirigiu um de meus filmes de terror favoritos, "Cemitério Maldito". Não perdi oportunidades de perguntar sobre seu trabalho e aprendi muito com isso. Ela é sensacional. Ainda este ano tenho um grande filme dramático do meu bom amigo Daniel Lusko chamado "The Persecuted". Ele conseguiu reunir um pessoal fantástico no projeto e estarei trabalhando com uma orquestra completa e ao vivo pela primeira vez, então estou muito excitado!


VeV - Esse é o seu espaço para enviar algumas palavras aos leitores e compositores brasileiros.

Sim... nunca desistam! E usem Mac!

Agradecemos a Chris Ridenhour pelo tempo concedido para a entrevista. "Mega Python vs. Gatoroid" estréia neste próximo sábado, dia 29, no canal SyFy.

CHEW BUBBLEGUM AND KICK ASS!

sexta-feira, janeiro 21, 2011

Poster e teaser de MENS SANA IN CORPOSE SANO


Vencedor do prêmio para roteiros Ary Severo/Firmo Neto, o filme de Juliano Dornelles se debruça sobre o quanto corpo e mente estão relacionados através de um fisiculturista interpretado por Flávio Danilo. O curta-metragem pernambucano terá sua estréia no dia 24 de janeiro na 14a. Mostra de Cinema de Tiradentes.


Pernambuco está representado por mais nove filmes na programação do festival. São eles, o também inédito "Praça Walt Disney", de Renata Pinheiro e Sergio Oliveira, "As Aventuras de Paulo Bruscky", de Gabriel Mascaro, "Uma noite em 68", de Ionaldo Araujo, "01:21", de Adriana Câmara, "Aeroporto", de Marcelo Pedroso, "Peixe Pequeno", de Vincent Carelli e Altair Paixão, "My Way", de Camilo Calvacante, "Azul", de Eric Laurence, e "Décimo Segundo", de Leonardo Lacca.

domingo, janeiro 16, 2011

Cinema de Gênero

Quando você assiste cinema de gênero, não é a falta de recursos que conta, mas duas coisas importantes:

a narrativa
o entretenimento

Se você assiste a um desses filmes e encontra ambas de maneira satisfatória, então você está assistindo a um dos bons.

Teasers de PÓLVORA NEGRA



Susannah York (1941-2011)


Obrigado

quinta-feira, janeiro 13, 2011

VeV Especial: CHOPPING MALL (1986, EUA)

"Onde comprar pode custar um braço e uma perna!"

Dono de uma das mais famosas taglines do cinema B americano, CHOPPING MALL fez Jim Wynorski alguém a ser notado pelos fãs do estilo. Nada mal para um segundo longa, realizado logo após sua estréia em O IMPÉRIO PERDIDO. Um dos maiores responsáveis pelo fato da produção continuar sendo tão lembrada entre os fãs do estilo é a narrativa despojada e bem humorada que se tornaria marca registrada do diretor, com queijorama em doses cavalares. Essa tendência só iria aumentar e atingir níveis absurdos em vários de seus futuros filmes, embora tenham sido poucas as vezes que Wynorski beirou à perfeição como nesta delícia de slasher oitentista com robôs assassinos. É isso mesmo, robôs!

Antes de chegarmos ao filme em si, por quê não falar um pouco dos bastidores? Jim Wynorski trabalhava no departamento de marketing da Concorde, mas não demorou muito para que Roger Corman notasse a sua desenvoltura e lhe desse mais oportunidades. De uma hora para outra, ele passou a ser creditado nos roteiros de SORCERESS (dirigido em 1982 por Jack Hill, sob o pseudônimo de Brian Stuart), SCREWBALLS e FORBIDDEN WORLD até chegar o dia em que uma distribuidora encomendou um slasher cujo principal cenário fosse um shopping center. Corman procurou o seu mais novo pupilo e disse que se ele chegasse em alguns dias com algo bom, o filme seria dirigido por ele. Em dois dias, Jim entregou o primeiro tratamento de CHOPPING MALL. O resto é história.


Como todo realizador do meio que se preze, Jim Wynorski aproveitou ao máximo os recursos disponíveis e os cenários limitados do shopping para contar a história de um grupo de jovens bobocas que serão perseguidos por três robôs assassinos, que matam com tiros de raio laser. É de Wynorski, inclusive, a voz dos robôs que sempre dizem "Obrigado! Tenha um bom dia!" após executarem as suas vítimas. Sensacional. A visível curtição da equipe também ajuda, inclusive com atores conscientes de que seus personagens não passam de estereótipos e se esbaldam com eles. O elenco também conta com a musa Barbara Crampton e participações especiais de Mary Woronov, Paul Bartel, Mel Welles, um jovem Gerrit Graham e Dick Miller. CHOPPING MALL é definitivo para a carreira de Wynorski porque foi a primeira vez onde ele se viu rodeado de talentos que iriam trabalhar ao seu lado outras vezes, como os protagonistas Kelli Maroney e John Terlesky, o co-roteirista Steve Mitchell, os adoráveis Lenny Juliano, Arthur Roberts e Ace Mask que viriam a ser atores de carteirinha do diretor. Juliano aparece logo na primeira cena do filme, onde os robôs são apresentados ao espectador.

E claro, não podemos deixar de falar do quanto o trabalho de Chuck Cirino é importante para a produção, na primeira de muitas e ótimas trilhas sonoras para Wynorski. A contribuição de Cirino é um show à parte, com uma trilha que pode sim, ser datada, mas que é divertidíssima, viciante e se encaixa perfeitamente a cada cena, a cada diálogo ridículo, a cada roupa e corte de cabelo dos protagonistas... enfim, uma trilha que, assim como o longa inteiro, é muito do cinema de gênero dos anos 80 em estado puro, no que há de melhor (ou pior, para alguns). Simplesmente hilário, demente e queijudo, CHOPPING MALL é imperdível e um dos melhores cartões de visita para o cinema de Jim Wynorski.


Falha nossa (correção 14/01): o co-autor do roteiro de CHOPPING MALL é Steve Mitchell, não R. J. Robertson, que foi um dos grandes parceiros de Wynorski como roteirista em 10 filmes.

segunda-feira, janeiro 10, 2011

sábado, janeiro 08, 2011

Juan Piquer Simón (1935 - 2011)

Os blogs de cinema estão virando obituários novamente...

Obrigado por tudo, Juan.

segunda-feira, janeiro 03, 2011

Kobayashi is dead

2011 mal começou... :(

Pete Postlethwaite
1946 - 2010

sábado, janeiro 01, 2011

Sorria...

Antes de 2011 chegar, escrevi essas linhas no Facebook que agora compartilho a todos:

Algo que gosto de fazer é sorrir, sem motivo mesmo, e arrancar outros sorrisos, sejam eles de parentes, amigos, colegas e ilustres desconhecidos. 2010 foi um ano repleto de altos e baixos, onde muitas vezes me senti perdido neste campo de batalha chamado vida. Continuar sorrindo fez toda a diferença. Ganhei batalhas, perdi outras, mas em vários momentos, foram os sorrisos conquistados que não me fizeram perder a cabeça, que me deram força para continuar lutando. Por isso, parentes, amigos, amigas, colegas e ilustres desconhecidos... não sorriam apenas hoje, amanhã ou no ano que vem, sorriam sempre. Que o amor, a saúde, a felicidade e a compreensão estejam mais presentes na vida de cada um de vocês.

Feliz 2011