domingo, setembro 21, 2008

Cinema B de ação em dois filmes


DUPLA PERSEGUIÇÃO (Mach 2, 2001)
Dir. Fred Olen Ray

Brian Bosworth pode ser um canastrão de primeira, mas o cara tem a minha consideração por ter feito um dos filmes de ação mais divertidos dos anos 90: ESTADO DE CHOQUE. É nesse filme que Bruce Payne rouba a cena fazendo um de seus vilões mais insanos e me fez homenageá-lo o colocando como minha foto no Blogger. Falemos do MACH 2, que junto com TENSÃO NAS ALTURAS e RESGATE NAS PROFUNDEZAS, formam os três "terroristas-em- avião" que Ray usando o seu pseudônimo Ed Raymond dirigiu em meados de 2000. Assim como eles, várias outras fitas B exploraram esse filão aberto por PASSAGEIRO 57 e TURBULÊNCIA. Pena que hoje o subgênero esteja praticamente extinto desde o 11 de setembro.

Gosto de Ray porque ele faz filmes B que não querem ser mais do que um filme B. Esse título não é exceção, o roteiro de Steve Latshaw (pai de JACK-O, Sras. e Srs.) diverte e o elenco idem. Aliás, que elenco. Além do "The Boz", Shannon Whirry (sem tirar a blusa uma vezinha só, uma pena), Michael Dorn e os lendários David Hedison e Cliff Robertson. Também podemos notar a presença de outras figuras do cinema B, Andrew Stevens e John Putch e como sou um nostálgico, adorei ver Grant Cramer (PALHAÇOS ASSASSINOS) e Lance Guest (O ÚLTIMO GUERREIRO DAS ESTRELAS). Como se não bastasse, ainda há pontas de Austin Stoker e Charles Cyphers, de ASSALTO À 13a. DP. Atenção para o uso de imagens de AEROPORTO 80 e ASSASSINO A PREÇO FIXO, este último numa inacreditável perseguição de carros. Só vendo pra crer!



BLACK THUNDER - O RESGATE (Black Thunder, 1997)
Dir. Rick Jacobson

Eu vivi no tempo em que você poderia ir para a locadora e encontrar filmes protagonizados por Gary Daniels, Jeff Wincott, Jeff Speakman, Lorenzo Lamas, Frank Zagarino e outras lendas com caras como Billy Drago, Mattias Hues, Martin Kove, Edward Albert, Cary Tagawa e até Ron Silver fazendo os vilões. Aqui, o moçinho é Michael Dudikoff e o vilão, Richard Norton. Mais filme B dos anos 90 impossível. Ver BLACK THUNDER me fez sentir com 13 anos de novo.

Michael Dudikoff e Gary Hudson interpretam dois pilotos que são chamados para resgatar um caça "invisível", não detectável por radares, que foi roubado por um grupo de terroristas líbios. Quem acompanha o blog deve se lembrar deste post que fiz quando comprei o DVD. Pois é, demorei um pouco para assisti-lo, mas o filme era tudo aquilo que falei! Ou seja, recomendo uma coisa linda dessa com folgas hehe.

Como curiosidade, BLACK THUNDER foi refilmado no ano passado como O VÔO DA FÚRIA com Steven Seagal. Nem preciso dizer qual dos dois é o melhor, né? E o roteirista William C. Martell mantém os ótimos Script Secrets e Sex in a Submarine, sempre com dicas e conselhos aos aventureiros na escrita para cinema.

Editado em 22/09/08

Nenhum comentário: