quinta-feira, agosto 07, 2008

THE RIFT (aka La Grieta / Endless Descent, 1990, ESP/EUA)


Juan Piquer Simón (PIECES, SLUGS) ataca outra vez com esse filme, que ao lado de LEVIATHAN e DEEPSTAR SIX, formaram a famosa tríade dos filmes B lançados para tirar uma casquinha no sucesso de O SEGREDO DO ABISMO. No elenco, Jack Scalia (se você é fã de filme B, tem que ter visto pelo menos um filme com esse cara) e os ótimos R. Lee Ermey (o Sargento Hartman de NASCIDO PARA MATAR) e Ray Wise, que até hoje é lembrado por seu papel em TWIN PEAKS.

Não vi LEVIATHAN e DEEPSTAR SIX ainda, mas penso que esse THE RIFT deve ter sido o mais barato de todos. As cenas com miniaturas são risíveis, só que o elenco dá conta do recado e o roteiro deita e rola em ALIENS e nas ficções B dos anos 50 e 60 e até um pouco melhor do que costumamos ver em outras tralhas. Só aqueles diálogos técnicos e etc é que enchem o saco. Mas a razão para assistir a esse filme são as criaturas: nada de CG, tudo criatividade e mão na massa. E não são poucas, são várias!! Achei lindo de ver. :)

THE RIFT não é grande coisa, é previsível até dizer basta, tem crateras de roteiro, você pode muito bem passar sem ele, mas posso dizer que me diverti que nem quando eu era moleque e vivia alugando esses filmes empoeirados no fundão das locadoras. Foi uma verdadeira sessão nostálgica para mim, ou seja, esse comentário está vindo de alguém muito suspeito que ainda por cima é capaz de gostar de qualquer tralha só porque ela tem alguma criatura original e diferente. Veja por sua conta e risco hehehe.

Um comentário:

Nightmare on Shunna's Club disse...

Bem lembrado, Osvaldim!
Preciso rever "The Rift"!
:)