segunda-feira, setembro 10, 2007

SOB FOGO CRUZADO (Luck of the Draw, 2000, EUA)

Em meados de abril para maio de 2006, lá estava eu escrevendo para o Erotikill sobre duas fitas classe C que tinham os meus queridos Michael Madsen e Dennis Hopper no elenco. Dando uma fuçada no IMDB, dei de cara com esse tal filme chamado LUCK OF THE DRAW. Quando vi o elenco, juro que quase tive um ataque! Vejam a capa:

Esse sim é um filme que merecia ser chamado de O RETORNO DOS MALDITOS!!
SOB FOGO CRUZADO faz parte de um tempo que não deve voltar mais. Algumas produções feitas pra lançamento em vídeo metiam vários nomes e rostos conhecidos nas capinhas pra chamar a atenção, mesmo que apenas um ou até nenhum deles seja o protagonista. Filmes como A CAIXA, O PADRINHO, SEM AMANHÃ e outros fazem parte desta leva. Recentemente, Sean Stanek (que estreiou no horrível PRISIONEIROS DAS TREVAS) aderiu ao "movimento" com PLAYED, um filme barato rodado em vídeo com um elenco dos mais curiosos que deve fazer algum estrago nas locadoras caso seja lançado por aqui.

James Marshall protagoniza o filme no papel de Jack Sweeney, uma pessoa que bate de porta em porta atrás de emprego. O que esse rapaz mais deseja é trabalhar em banco, mas os seus antecedentes criminais o impedem de conquistar esse sonho. Na saída de mais uma das suas fracassadas tentativas em alguma agência, ele acaba presenciando um tiroteio entre polícia, gângsters e ladrões com a intenção de roubar uma maleta com matrizes para impressão de dinheiro falso em posse destes bandidos. Quem acaba levando o cobiçado objeto pra casa é Jack que trata logo de falar com o seu antigo parceiro de crimes Zippo (Michael Madsen) que acredita poder fazer negócio com Macneilly (Ice-T). Gianni Ponti (Dennis Hopper) - o responsável pelo assalto mal-sucedido - manda os seus capangas Carlo (Eric Roberts) e Buddy (Sasha Mitchell, o David Sloan da série KICKBOXER) atrás de informações sobre a maleta. Enquanto tudo se desenrola, vemos que um assassino profissional (Patrick Kilpatrick) e dois policiais (William Forsythe e Richard Ruccolo) estão atrás da mesmíssima coisa.

Tudo é muito simples, direto e até previsível em SOB FOGO CRUZADO. Nós já vimos essa trama mais de um milhão de vezes, mas sem uma verdadeira reunião de figuraças que alguns de vocês devem curtir se divertindo horrores ao desempenhar os seus papéis. O diretor deste divertido filme é ninguém menos que Luca Bercovici de GHOULIES e THE GRANNY, ou seja, o cara tá na turma de Fred Olen Ray e Jim Wynorski, mas até que ele fez o seu trabalho direitinho. De todos os atores citados no texto, o meu favorito no filme tinha que ser o Eric Roberts. Eu não pude ficar sem rir de como ele deu vida ao Carlo, um capanga como outro qualquer que fica sempre se achando o máximo. Esse filme ficaria melhor se o roteiro não inventasse de incluir um desnecessário romance pro personagem do James Marshall. Tirando isso, teríamos mais cenas de Hopper, Madsen e cia. limitada. O final ainda tem um tiroteio em câmera lenta. Tenha inveja, Tarantino!

Esqueça um pouco que estamos diante de mais uma besteira feita para faturar uns trocados de locação e tente se divertir em companhia dos monstrinhos presentes no elenco. Esse é um daqueles pequenos filmes que a gente assiste numa boa em 90 minutos só para dar uma descontraída depois de ter visto algo mais pesado, dodói do juízo ou um daqueles filmecos que se acham grande coisa, mas que acabam não sendo porra nenhuma.

PS: Pena que o DVD nacional deste filme lançado nas bancas pela Editora Escala só tenha "dublado em português" como idioma. Eca! Ainda bem que passei o filme para uma mídia e consegui devolver depois. Mas até que a dublagem é melhorzinha do que muitas que eu já ouvi. Quem gosta de filme B e de porrada sabe do que estou falando hehe.

Um comentário:

Bran disse...

grande filme,
pena que eu não encontre pra download