terça-feira, julho 18, 2006

Origem


Além do seu nome proporcionar uma saudável brincadeirinha (tipo: Fulano(a), Vá e Veja meu blog he he he), este novo blog foi batizado com o título de uma das mais inesquecíveis e poderosas experiências cinematográficas que tive. Dirigido por Elem Klimov e ambientado na Bielo Rússia de 1943, VÁ E VEJA (Idi i Smotri, 1985) relata a dura jornada pela qual o jovem Florya (Alexei Kravchenko) se vê forçado a enfrentar em meio aos horrores da guerra. Além de ser cinema de primeiríssima qualidade, VÁ E VEJA é uma obra de impacto incontestável que deixa o espectador cada vez mais desolado com o que está assistindo. Assisti ao filme no dia 17 de setembro de 2005, numa lotada sessão especial do Cinema da Fundação Joaquim Nabuco (localizado aqui em Recife) e me lembro de tudo como se fosse ontem. Posso dizer que fiquei acomodado em uma cadeira cujo conforto revelou-se ineficaz perante as imagens exibidas, que - modéstia à parte - fui um dos primeiros a aplaudir ao término da fantástica montagem do final e que saí de uma sala de exibição onde um silêncio ensurdecedor reinava. Eu nunca tinha visto aquilo em toda a minha vida! Sem dúvidas, VÁ E VEJA é um filmaço que está na minha mira para uma futura revisão.

PS: Infelizmente, o filme ainda não foi lançado em DVD no Brasil e só está disponível numa velha e rara VHS da Globo Vídeo.

Nenhum comentário: